A saúde bucal é um direito de todos os indivíduos e está intimamente relacionada à qualidade de vida. Uma boa condição de saúde bucal nos permite cumprir funções essenciais ao nosso pleno desenvolvimento bio-psico-social como falar, mastigar, reconhecer e sentir o sabor dos alimentos, sorrir, viver livre de dor e desconforto e se relacionar com outras pessoas. É verdadeiro o ditado popular: a saúde começa pela boca.
O cuidado e manutenção de saúde bucal é instituído através de hábitos simples, porém importantes, como higienização diária com escova dental apropriada e uso de pasta de dente fluoretada. O flúor é um componente fundamental para a prevenção da cárie dentária. Seu uso através de dentifrícios em concentração acima de 1000 ppm (partes por milhão) é reconhecidamente um fator de proteção contra a cárie dentária.
A utilização de substâncias sem a devida comprovação científica dos seus efeitos pode trazer prejuízos importantes para a saúde. Não só pelos riscos de seu uso, mas também porque diminui a utilização de substancias que são cientificamente consagradas como benéficas. A Associação Brasileira de Odontopediatria e suas regionais, incentivam a utilização de todas as formas de mídia para a divulgação de boas práticas de higiene bucal, no entanto, essa atividade deve ser realizada com responsabilidade.
Além disso, a ABOdontopediatria tem se destacado pelo constante apoio a criatividade e a inovação na busca por alternativas mais naturais e culturalmente aceitas para a prevenção das doenças bucais, especialmente a cárie dentária. Mas se posiciona radicalmente contra a adoção e divulgação de práticas que não considerem a melhor evidencia cientifica atualmente disponível. Por isso, manifesta imensa preocupação com a recomendação, recentemente divulgada em rede televisiva para o uso de cúrcuma ou argila na escovação dentária.
Atualmente a melhor conduta para a prevenção da cárie dentária é a adoção de uma alimentação saudável e equilibrada, onde o consumo de açúcar seja muito controlado e a higiene dentária com uso de dentifrício fluoretado.
Caso você tenha alguma dúvida, procure sempre o cirurgião-dentista ou entre em contato com a Associação Brasileira de Odontopediatria. Odontologia é ciência e saúde bucal é coisa séria.